Redator freelancer para blogs: Descubra agora como e onde contratar

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10 de janeiro de 2019
Redator Freelancer para blogs

Ter um redator freelancer especialista em produção de conteúdo para blogs em sua equipe pode ser a peça que estava faltando para a virada de chave do seu projeto digital.

Diversos são os motivos que podem está impedindo sua estratégia de Marketing de conteúdo de atingir todo seu potencial.

Dentre eles os mais comuns são: A falta de conhecimento necessário para construção de textos que engajem e gerem resultados, além da falta de tempo e de equipe qualificada para cumprir com a demanda exigida em seu projeto.

Se você se encontra em alguma dessas situações não se desespere, pois está no lugar certo!

Neste artigo vou lhe mostrar tudo que você precisa saber para ter um redator Web freelancer ideal para compor uma estratégia de produção de conteúdo fulminante em seu blog.

Também lhe darei dicas de como gerenciar uma equipe remota com eficiência e evitar a dor de cabeça com os profissionais que prometem muito e cumprem pouco. Então se segura aí e vamos começar de uma vez!

Mas antes, você precisa saber realmente o que é e o que faz um redator freelancer para blogs

O redator freelancer é um profissional autônomo que oferece serviços de produção de conteúdo para empresas e empreendedores Digitais. Ele desenvolve esse trabalho de forma remota ou presencial. Geralmente a parceria é firmada por meio de um contrato de prestação de Serviço.

Pode ser que você depare com diversas denominações para esse profissional, talvez até já tenha visto algumas. Veja só:

  • Redator de Marketing;
  • Redator Online;
  • Redator Web;
  • Produtor de conteúdo;
  • Redator Publicitário;
  • WebWriter;
  • Copwriter;
  • Ghost Writer;
  • Dentre outros que você ouvirá por aí…

Em outros países, como nos EUA, pode ser atribuído ao mesmo profissional praticamente todas essas denominações, pois lá é comum o Produtor de conteúdo ser também especialista em conteúdos de vendas como textos publicitários, por exemplo. 

Já aqui no Brasil é normal ver essas áreas separadas em suas respectivas categorias, mas não é nada que você precise se preocupar. O que você precisa mesmo saber é identificar as áreas em que o redator é especialista.

Para isso, basta analisar seu currículo ou perguntar diretamente a ele. Conhecer sua área de atuação garantirá a sincronia perfeita que você precisa para seu job.

Este é apenas o primeiro detalhe que você deve se preocupar ao considerar a contratação de um escritor para seu Site ou Blog. No próximo tópico lhe mostrarei um pouco mais sobre as áreas de atuação e habilidades que um bom redator freelancer precisa ter. Acompanhe comigo!

Atenção! Contratar um redator web não é só comprar um texto criativo, mas absorver suas habilidades

Além de uma escrita criativa, um Profissional de Redação online precisa dominar diversas habilidades para conseguir interpretar e até mesmo desenhar uma estratégia de conteúdo de resultados.

Um texto de alto impacto possui como base de seus ingredientes a experiência de quem o produz. Um bom produtor de conteúdo Online precisa também compreender de:

  • Marketing Digital;
  • Inbound Marketing e Marketing de conteúdo;
  • Planejamento estratégico de conteúdo;
  • Análise de Concorrência;
  • Criação e diálogo com a Persona;
  • Saber encontrar e interpretar informações relevantes;
  • SEO;
  • Funil de Vendas e de conteúdo;
  • Arquitetura do conteúdo;
  • CTA e Conversão;
  • Copywriting;
  • Gatilhos Mentais;
  • Técnicas de Neuromarketing;

Apenas saber escrever não é o bastante, o mais importante é conseguir desenhar o texto para que ele tenha um propósito claro. Esse propósito deve está alinhado a uma estratégia de funil de vendas global da marca.

O texto é uma arma poderosa de persuasão e vendas, compreender isso é fundamental para que você encare cada página de seu Blog como uma oportunidade sensacional de negócios.

Segundo uma pesquisa feita pela Demand Gen Report, em 2016, dos compradores que visualizaram de 3 a 5 conteúdos antes de conversarem com um consultor de vendas 47% fechou a compra.

Viu, conteúdo bem feito é o poder!

Além disso, veja quais são as vantagens de ter um profissional de conteúdo em sua empresa

Como pôde observar, um profissional de conteúdo precisa ir muito além das palavras, é preciso que ele saiba mergulhar na essência da marca conseguindo extrair e lapidar as informações de modo a transmitir uma mensagem de impacto ao público-alvo do cliente.

Ao incorporar toda essa inteligência a sua marca nem preciso dizer que a mágica começará a acontecer! Observe algumas vantagens que você passará a ter:  

  • Conteúdos Profissionais e Autorais;
  • Construção de Autoridade para você e sua Marca;
  • Construção de Presença Online;
  • Aumento das Vendas;
  • Ganho de Tempo para lidar com outras tarefas;
  • Possibilidade de atuar como especialista em nichos que você não domina.

Mas é claro que nem tudo são flores, se você sair dando tiro para todos os lados a procura de alguém que escreva para sua marca, vai acabar tendo que lidar com muitos profissionais que podem lhe fazer perder muito tempo e paciência. É justamente por esses escritores que surge a grande dúvida!

É confiável trabalhar com redatores freelancers?

A verdade é que não existe uma resposta simples para essa pergunta. A melhor resposta é, depende!

Como em qualquer contrato de prestação de serviço existe as particularidades, mas essas geralmente estão relacionadas ao profissionalismo do prestador do serviço, nesse caso o redator.

É importante fazer uma boa sondagem antes de fechar uma parceria, pois se não você correrá o risco de ter que lidar com:

  • Redatores que irão prometer muito e entregar pouco;
  • Os que prometerão e não entregarão;
  • Os que vão estourar todos os prazos combinados e travar se projeto;

O pior!

  • Os que lhe prometerão o melhor conteúdo do mundo e simplesmente lhe entregarão uma cópia de outro da internet.

Imagino que você deva ter ficado assustado agora! Mas calma, isso é apenas para te alertar e prevenir do há no mercado. Existem algumas dicas simples para não enfrentar esse tipo de problema. Mas falarei sobre elas mais a frente!

Quais são os tipos de conteúdo que consigo comprar para meu Blog?

As peças de conteúdo produzidas por esse profissional, geralmente, fazem parte de uma estratégia de marketing da sua marca.

Praticamente qualquer peça de texto pode ser terceirizada. Estes são os principais formatos de conteúdo que você pode contratar com um redator freelancer:

  • Post para blog;
  • E-book;
  • Conteúdo para E-mail Marketing;
  • Carta de Vendas;
  • Roteiro para Podcast e para Vídeo;
  • Conteúdo para redes Sociais;
  • Notícias e entrevistas;
  • Comentários para sites e blogs;
  • Conteúdo para Infográficos;
  • Entre outros…

Cada uma dessas peças de conteúdo tem suas peculiaridades de pesquisa e confecção, por isso o preço pode variar, mas para entender um pouco melhor, vou mostrar como se dá a composição de preço de um redator freelancer.

Quanto cobra ou qual o preço de um profissional de Conteúdo freelancer?

Você irá encontrar profissionais com os mais diversos valores, mas é importante ter em mente que na maioria das vezes o valor pago será diretamente proporcional ao comprometimento e a qualidade do conteúdo. Por isso, recomendo que pense duas vezes antes de impor valores absurdamente baixos.

Vou lhe mostrar alguns itens que geralmente são considerados na composição do preço;

  • A Quantidade de peças contratadas (Parcerias costumam ter um preço melhor)
  • O Formato do Conteúdo (Cada Material tem sua particularidade)
  • A Experiência do profissional (Quanto mais experiente, melhor o conteúdo e maior o valor)
  • A Complexidade do tema (Temas muito específicos tomam muito tempo, por isso são considerados)
  • O Prazo de entrega (Prazos muito apertados podem gerar custo maior no orçamento, pois impactam na organização do escritor)
  • O Tamanho do texto (Geralmente é medido em quantidade de palavras)
  • Existência de Pauta (Se for necessário criar a Pauta de conteúdo, também pode influenciar no valor)

Alguns redatores também costumam cobrar pela refação, ou seja, as correções exigidas pelo cliente após a entrega do conteúdo.

OK! E onde encontro redatores freelancers para meu Blog?

Separei 5 super dicas para você iniciar sua prospecção por seus novos parceiros de conteúdo.

1.  Sites profissionais ou pessoais dos próprios redatores

Uma boa maneira de encontrar profissionais com maior experiência é buscando seus sites profissionais ou pessoais no Google.

Uma grande vantagem deste método é que você consegue avaliar o conhecimento e a especialidade do profissional com mais detalhes e também contatá-lo de forma rápida e eficiente.

Através do site, você também consegue verificar o nível de profissionalismo e o cuidado com o Marketing pessoal do próprio escritor. Vale aqui a simples lógica!

“Se ele sabe fazer para si próprio, que dirá para os clientes!”

Talvez você não tenha percebido, mas este site que você está agora é um exemplo. Sou redator freelancer, muito prazer! ✌

Utilizo meu site como uma ferramenta para divulgação do meu trabalho e também como uma forma de exercitar e disseminar meu conhecimento. Afinal, sempre têm pessoas precisando do que sabemos.

Se você ficou curioso, deixarei um botão de contato aqui abaixo e também ao final desse post caso deseje conversar sobre seu projeto e pedir uma análise ou orçamento.

2.  Plataformas freelancers

Existem também diversas plataformas que fazem a intermediação da prestação de serviço entre o profissional freelancer e o Cliente. As mais conhecidas são:

A oferta de profissionais nessas plataformas é grande, mas se você não souber expressar sua demanda claramente e analisar de forma crítica as opções, então pode ser que você fique um pouco confuso.

Mais a frente darei algumas dicas valiosas para que você consiga fazer a escolha certa!

3.  Grupos de Facebook para Redatores

Muitas pessoas não sabem, mas existem alguns grupos no Facebook voltados para redatores. É possível postar vagas para projetos e receber contatos de profissionais interessados em seu projeto.

 Estes são alguns dos mais populares que você vai encontrar por lá:

Falando em rede social, dá só uma olhada na próxima dica!

4.  No Linkedin

Caso você ainda não conheça, o Linkedin é uma rede social profissional. Lá você pode criar um perfil social que pode funcionar como um currículo online.

Muitas empresas utilizam o perfil do Linkedin para avaliar ou até mesmo recrutar candidatos que eles julgam interessantes para seus projetos.

É um ótimo canal de negócios, mas é preciso perder um tempo para fazer uma busca minuciosa, pois você precisará visitar os perfis que achar e analisar.

Também é possível ofertar uma vaga, como em um site de empregos. Eu mesmo já fui  recrutado para uma parceria com um cliente com que trabalho até hoje. É uma ótima ferramenta!

Se for passar por lá, aproveite para me adicionar!

5.  Sites de ofertas de Emprego

Você também pode efetuar seu cadastro como empregador em alguns sites de ofertas de empregos e disponibilizar suas vagas.

Estes são alguns sites com grandes ofertas de busca!

Vale lembrar que a maior parte do público que frequenta esses sites podem não estar habituados com este modelo de trabalho, por isso recomendo que crie uma descrição detalhada para não correr o risco de lotar sua caixa de E-mail com currículos não compatíveis.

Abaixo deixo também uma dica de site bastante interessante e mais voltada para o público que busca vagas de trabalho Home Office.

Bom, agora que você já está certo de que ter um redator freelancer especialista em produção de conteúdos para Blogs será uma parceria lucrativa e sabe onde encontrá-lo, falta apenas o mais importante. Contratar!

Você sabe como fazer? Vamos ver!

Saber contratar Produtores de Conteúdo é mais importante do que achá-los! Vai por mim

Lembra daquele velho ditado?

“Quem procura acha!”

Então! Procurar não é o grande problema, pois se você o fizer é certo que irá encontrar alguém, mas a questão é saber se a pessoa que você encontrará de fato irá suprir suas necessidades.

Para evitar situações desconfortáveis e perda de tempo, vou deixar algumas dicas para contratar o melhor redator freelancer para seu blog:

  • Observe se o profissional é Certificado;
  • Analise se ele tem conhecimento em SEO para Conteúdo;
  • Verifique se ele possui trabalhos profissionais ou pessoais que lhe sirvam de parâmetro;
  • Avalie a qualidade da sua apresentação e do seu trabalho;
  • Antes de fechar uma parceria de longo prazo, combine um teste remunerado;
  • Lembre-se! O Barato pode sair caro e ainda ser uma baita perda de tempo.

Ao encontrar seu parceiro de conteúdo, valorize-o e busque fortalecer a relação, pois pode não ser tão simples encontrar outro como ele, ou ela.

Se você é novo neste tipo de projeto, ainda tem mais um detalhe importante que você precisa considerar, o gerenciamento desses profissionais.

Agora que encontrou, eu te pergunto! Como você vai gerenciar essa galera?

Ainda que você vá trabalhar apenas com um redator remoto é de extrema importância que aja um mínimo de organização em seu fluxo de trabalho para que sua estratégia de conteúdo não seja comprometida.

A mágica que dizem por aí sobre encantar e engajar clientes está ligada diretamente a organização e clareza com que você conseguirá manter em seu projeto.

Muitos empreendedores digitais iniciantes acham que uma boa estratégia de conteúdo se inicia com a produção, mas estão completamente enganados. Antes da produção é necessário traçar um planejamento e análise da concorrência.

Chamamos de etapa pré-texto, ela será crucial para você identificar oportunidades e desenhar seu mapa do Sucesso.

Dicas para Gerenciar uma equipe de conteúdo de Sucesso!

  • Tenha um planejamento de Marketing de Conteúdo Claro em mãos;
  • Caso não saiba fazer o planejamento, converse com seu redator especialista;
  • Não tenha medo de delegar as funções;
  • Passe uma descrição detalhada do que você precisa para seus redatores;
  • Tenha um Gerente de Conteúdo responsável pela criação, recebimento e envio de Pautas;
  • Se necessário dê feedbacks de alinhamento de expectativas aos seus escritores;

Agora é só decolar rumo ao sucesso

Se você chegou até aqui garanto que seu crescimento Digital será questão de tempo, pois você já está comprometido, isso é o mais importante. Se curtiu esse conteúdo, então me ajude a divulgá-lo nas redes sociais e aproveite para deixar seu comentário.  

Caso tenha interesse em me convidar para participar de seu projeto, deixo novamente aqui abaixo um botão mágico para que você possa me contar um pouco mais sobre seu negócio e solicitar um orçamento. ✌

 

Hamilton Gomes
Hamilton Gomes
Redator Web Freelancer e Consultor de Marketing Digital, especialista em estratégias de SEO para sites, Blogs e E-commerces. Apaixonado por um bom violão, apesar de suas habilidades limitadas!